You Are Here: Home » Local » Tokayev empossado como presidente interino do Cazaquistão

Tokayev empossado como presidente interino do Cazaquistão

Kassym-Jomart Tokayev fez o juramento de posse e assumiu o cargo de presidente interino do Cazaquistão na quarta-feira, depois que o veterano líder da nação Nursultan Nazarbayev anunciou sua renúncia.

“Juro solenemente para servir fielmente o povo do Cazaquistão, para observar estritamente a Constituição e as leis da República do Cazaquistão, para garantir os direitos e liberdades dos cidadãos, para cumprir de boa fé grandes deveres do presidente da República do Cazaquistão confiada a mim ”, disse Tokayev em uma reunião conjunta das casas do parlamento, relatou Tass.

Tokayev, de 65 anos, serviu como presidente da câmara alta do Parlamento do Cazaquistão, o Senado, desde setembro de 2017.

Depois que a cerimônia terminou, o presidente da Comissão Eleitoral Central, Berik Mazhitovich, entregou a Tokayev o documento de identificação do presidente.

O primeiro presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, de 78 anos, anunciou a sua surpreendente demissão na terça-feira, após 30 anos no poder. Ele continuará a ser o Presidente do Conselho de Segurança, o Partido Popular Democrático de Nur Otan e um membro do Conselho Constitucional. Tokayev servirá para o resto do mandato de Nazarbayev, que expira em abril de 2020.

A legislatura bicameral do Cazaquistão aprovou uma lei em uma reunião conjunta de suas casas na quarta-feira para mudar o nome da capital de Astana para Nursultan, em homenagem ao primeiro presidente do país, Nursultan Nazarbayev.

“De acordo com o Parágrafo 1 do Artigo 91 da Constituição, foi apresentado um projeto de lei que altera a Constituição do Cazaquistão. Este projeto de lei visa mudar o nome da cidade capital de Astana para Nursultan. O Conselho Constitucional do país apresentou seu parecer de acordo “Com base no parágrafo 2 do artigo 91 da Constituição. Com base na proposta, peço que apoiem as emendas propostas”, disse Aliya Akisheva, vice-chefe do Estado Maior, apresentando o projeto aos legisladores, informou Tass.

Membros das casas baixa e alta do parlamento do Cazaquistão votaram por unanimidade as emendas propostas, tendo considerado-as na primeira e na segunda leitura final. A lei é assim considerada aprovada pelo parlamento em todos os níveis, após o que será submetida ao presidente para assinatura.

Na quarta-feira, em uma reunião conjunta das casas do Parlamento, o presidente interino do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, sugeriu mudar o nome da capital para Nursultan, em homenagem ao primeiro Presidente Nursultan Nazarbayev do país, a fim de perpetuar seu nome.

O primeiro presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, de 78 anos, anunciou a sua surpreendente demissão na terça-feira, após 30 anos no poder. Kassym-Jomart Tokayev fez o juramento de posse e assumiu hoje o cargo de presidente interino do Cazaquistão.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top