You Are Here: Home » Negócios » O Irã e o Azerbaijão pintam três coop. acordos

O Irã e o Azerbaijão pintam três coop. acordos

No final da 13ª comissão conjunta de cooperação econômica Irã-Azerbaijão, foram assinados três acordos de cooperação entre as duas partes na capital do Azerbaijão, Baku, na sexta-feira.

Os acordos de cooperação bilateral foram assinados pelo ministro iraniano da Economia e Finanças (MEAF) Farhad Dejpasand e pelo ministro do Desenvolvimento Econômico do Azerbaijão, Shahin Mustafayev.

Além disso, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado entre os dois lados para a instalação da fábrica para fabricar peças automotivas no Distrito Industrial de Neftchala entre o Ettehad Technical Group do Irã e a AzerMash Company.

Dejpasand na cerimônia de assinatura disse: “A República Islâmica do Irã e a República do Azerbaijão compartilham mais pontos em comum que datam de muitos anos atrás, de forma que os dois países amigos estabeleceram interações amigáveis ​​desde muitos anos atrás”.

Ele destacou os documentos de cooperação assinados entre os dois países para fortalecer o relacionamento bilateral e disse: “esperamos que uma marca conjunta seja fornecida nos mercados internacionais entre a República Islâmica do Irã e a República do Azerbaijão”.

Ele prosseguiu dizendo que Teerã e Baku, como os dois países vizinhos, podem fornecer uma rota adequada para o desenvolvimento dos países vizinhos.

Por sua parte, o ministro Shahin Mustafayev classificou os resultados e acordos feitos na 13ª comissão conjunta de cooperação econômica como “importante” para as futuras interações econômicas entre a República Islâmica do Irã e a República do Azerbaijão.

O Irã e o Azerbaijão estão discutindo um acordo sobre a construção de uma ponte rodoviária e uma passagem para pedestres sobre o rio Astarachay, ao longo de sua fronteira, disse o ministro da Economia do Azerbaijão, Shahin Mustafayev, na sexta-feira.

Mustafayev falou na 13ª reunião da Comissão Estatal de Relações Econômicas, Comerciais e Humanitárias entre o Azerbaijão e o Irã, realizada em 15 de março em Baku, informou a Trend.

O ministro também levantou a questão de conectar os sistemas elétricos Irã-Azerbaijão-Rússia e Irã-Azerbaijão-Geórgia.

“Eu acho que o Azerbaijão, Irã e Turquia podem tomar as medidas apropriadas para criar um corredor de energia e expandir a cooperação trilateral de energia”, disse ele.

O ministro de Assuntos Econômicos e Finanças do Irã, Farhad Dejpasand, co-presidente da comissão conjunta, elogiou as “relações muito bem sucedidas e laços históricos” entre o Irã e o Azerbaijão, dizendo que Teerã olha para aumentar a cooperação com Baku em uma ampla gama de campos econômicos.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top