You Are Here: Home » Negócios » Irã registra STFI, mecanismo proporcional ao INSTEX: governador do CBI

Irã registra STFI, mecanismo proporcional ao INSTEX: governador do CBI

O governador do Banco Central da República Islâmica do Irã, Abdolnaser Hemmati, disse na quarta-feira que o Irã registrou um mecanismo chamado “Instituto Especial de Comércio e Finanças (STFI)” em proporção ao INSTEX estabelecido pela UE.

O registro desse mecanismo foi feito no último dia útil do ano civil iraniano de 1397, na terça-feira, disse ele, acrescentando que “espera-se que a cooperação da STFI com a INSTEX ajude a facilitar negociações entre o Irã e a Europa e seja influente no combate limitações causadas pelas sanções dos EUA ”.

Os iranianos e as empresas esperam uma rápida operacionalização da INSTEX e o estabelecimento de STFI pelo lado iraniano é um passo importante para facilitar o processo, acrescentou.

Ele passou a dizer que o CBI está usando soluções diferentes para responder às necessidades das firmas e comerciantes iranianos e que o STFI é apenas um dos meios para isso.

No final de janeiro de 2018, signatários europeus do JCPOA (Joint Comprehensive Plan of Action) anunciaram o estabelecimento de um mecanismo especial de comércio apelidado de INSTEX (Instrumento de Apoio às Trocas Comerciais) em uma tentativa de salvar o JCPOA após a retirada dos Estados Unidos dele. .

A INSTEX está registrada em Paris e chefiada pelo banqueiro alemão Per Fischer, que visitou o Irã na semana passada e discutiu o status do mecanismo com autoridades iranianas.

Diz-se que o mecanismo cobre inicialmente os negócios de alimentos, remédios e dispositivos médicos e inclui gradualmente outras áreas.

O governador do Banco Central da República Islâmica do Irã, Abdolnaser Hemmati, disse na noite de sexta-feira. que um mecanismo proporcional ao canal INSTEX da UE, conhecido como Instituto Especial de Comércio e Finanças (STFI), será em breve registrado em Teerã.

Ele prosseguiu dizendo que um mecanismo financeiro, proporcional ao canal introduzido por três países europeus, incluindo o Reino Unido, a França e a Alemanha, será registrado em Teerã o mais rápido possível, intitulado “Segunda Instância Financeira de Nível” (STFI).

“O registro do mecanismo não significa, de forma alguma, a espera da operacionalização do mecanismo financeiro da UE; em vez disso, continuaremos nossa estratégia para financiar projetos no período de sanções, através dos métodos que projetamos, especialmente através de vizinhos e outros parceiros comerciais”, ele notado.

Hemmati acrescentou que “representantes de três países e do presidente da INSTEX foram informados sobre o mecanismo iraniano proporcional ao dos europeus por parte dos iranianos durante as negociações e esperamos que a Europa dê passos práticos neste campo”.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top