You Are Here: Home » Nacional » Irã FM, enviado do presidente afegão se reúne em Teerã

Irã FM, enviado do presidente afegão se reúne em Teerã

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammd Javad Zarif, e o conselheiro sênior do presidente afegão em assuntos de reconciliação, Mohammad Omar Daudzai, sentaram-se para conversações em Teerã.

Segundo o site oficial do Ministério das Relações Exteriores do Irã, durante a reunião de sábado, o principal diplomata iraniano ressaltou a importância da paz e da estabilidade no Afeganistão.

“A República Islâmica sempre manteve que é o povo afegão que deve ter a palavra final em todos os seus assuntos”, disse Zarif.

“É por isso que o Irã acredita que o governo do Afeganistão, como representante do povo afegão, deve tomar as decisões”, disse ele, acrescentando que o Irã sempre procurou ajudar o governo e a nação afegã.

Por sua parte, Daudzai elaborou os últimos desenvolvimentos nas negociações de paz no Afeganistão e disse em seu país que qualquer negociação de paz deveria ser realizada pelo governo afegão.

Ele também estendeu gratidão à República Islâmica por suas posturas simpáticas e positivas em relação ao Afeganistão.

As duas partes também trocaram pontos de vista sobre formas de fortalecer e aprofundar a cooperação mútua entre o Irã e o Afeganistão em várias áreas.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Araghchi, reuniu-se e conversou com o presidente afegão, Ashraf Ghani, em uma visita a Cabul no sábado.

De acordo com a Agence Voice Agance (AVA), o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, que chegou à capital afegã, Cabul, nesta manhã para discutir uma série de questões bilaterais e regionais, se encontrou e conversou com o presidente afegão, Ashraf Ghani. a tarde.

De acordo com uma declaração emitida pelo Palácio Presidencial Afegão, os dois funcionários discutiram e trocaram pontos de vista sobre a importância de uma relação governo a governo, um processo de paz liderado pelos afegãos e como melhor usar o porto iraniano de Chabahar.

Araghchi também apresentou um relatório sobre uma recente reunião entre autoridades iranianas e uma delegação do Taleban na capital iraniana de Teerã e assegurou o compromisso do governo iraniano com o princípio de liderança e propriedade do governo afegão na continuação do processo de paz.

A AVA acrescentou que na reunião foi decidido que as questões relacionadas ao Afeganistão em todos os seus aspectos serão coordenadas para produzir resultados efetivos.

Segundo o site de notícias afegão, a continuação das conversações dos dois países para finalizar um documento abrangente de parceria estratégica, bem como as conversações da delegação Talibã em Teerã, foram as duas questões mais importantes na agenda de Araghchi e a visita de sua delegação a Cabul e suas reuniões com funcionários afegãos.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top