You Are Here: Home » Nacional » Irã e Europa participam de seminário sobre segurança nuclear em Viena

Irã e Europa participam de seminário sobre segurança nuclear em Viena

Um seminário conjunto Irã-UE sobre segurança nuclear foi realizado em Viena, quarta-feira, com enfoque na Convenção sobre Segurança de Manejo de Resíduos Radioativos e contou com a presença de autoridades e especialistas de ambos os lados.

No seminário, o representante permanente do Irã na ONU e em outros países sediados em Viena. Kazem Gharibabadi disse que “o Irã aplicou os mais altos padrões no campo da segurança nuclear à sua legislação e está sempre se esforçando para se beneficiar dos padrões e experiências internacionais atualizados e das melhores práticas neste campo”.

Gharibabadi também acrescentou que “o Irã está revisando a observação dos aspectos técnicos, legais e políticos das convenções internacionais relacionadas à segurança nuclear e, após concluir essas pesquisas, tomará as medidas necessárias dentro da estrutura de seus procedimentos legais”.

O enviado da ONU para o Irã observou ainda que “dadas as sanções injustas, desumanas e unilaterais por parte dos Estados Unidos, inclusive no campo da segurança nuclear, a UE pode desempenhar um papel efetivo e construtivo a esse respeito”.

Uma delegação visitante da União Europeia reuniu-se em qua. com Salehi, diretor do Centro de Segurança Nuclear do Irã, para discutir o progresso do projeto conjunto Irã-UE sobre segurança nuclear.

O primeiro projecto conjunto destinado a reforçar a cooperação bilateral em matéria de segurança nuclear entre o Irão e a UE foi debatido em qua. em Teerã, pela delegação da UE, liderada por Pascal Daures, chefe do Setor de Ações Preventivas e Corretivas de Segurança Nuclear da Comissão Européia, e pelo lado iraniano, liderado pelo Hojjatollah Salehi, diretor do Centro de Segurança Nuclear do Irã.

Na reunião, os dois lados trocaram opiniões sobre as interações bilaterais e o progresso do primeiro projeto destinado a fortalecer a segurança nuclear no Centro de Segurança Nuclear do Irã, um projeto que está sendo realizado pela Empresa ENCO com financiamento da União Européia.

Além de expressar o conteúdo com os benefícios colhidos até agora, os dois lados também expressaram a esperança de obter melhores resultados no curso da cooperação entre o Centro de Segurança Nuclear do Irã e a União Européia.

Em julho de 2017, o Irã e a Europa anunciaram oficialmente o início do projeto conjunto de 2,5 milhões de euros em segurança nuclear. O projeto foi assinado no início de abril no âmbito do acordo nuclear de 2015.

Nos termos do acordo, a cooperação em matéria de segurança nuclear entre Teerão e a UE terá a duração de três anos e meio.

Um dos seus principais objetivos é melhorar as capacidades de segurança nuclear do Irã em diferentes esferas, incluindo o estabelecimento de um centro de segurança nuclear como previsto no JCPOA.

No âmbito do projeto, a UE também apoiará a Autoridade Reguladora Nuclear do Irã (INRA) no desenvolvimento de uma estrutura regulatória nuclear, trabalhando para a adesão do Irã a várias convenções nucleares internacionais, bem como analisando os resultados do teste de estresse a ser realizado no Bushehr. Usina nuclear.

O projeto também procura oferecer mais oportunidades de treinamento para especialistas iranianos em relação aos procedimentos de segurança nuclear.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top