You Are Here: Home » Negócios » Exportação do Irã de produtos não petrolíferos para o Iraque em US $ 12 bilhões

Exportação do Irã de produtos não petrolíferos para o Iraque em US $ 12 bilhões

O membro do Conselho de Discernimento por Expectativa, Ali Aqamohammadi, colocou a exportação de produtos não petrolíferos do Irã para o vizinho Iraque em US $ 12 bilhões.

A República Islâmica do Irã desfruta de altos potenciais no campo da exportação de commodities não petrolíferas, de modo que medidas efetivas devem ser tomadas por autoridades responsáveis ​​a fim de obter a participação das exportações de leão no lucrativo mercado dos países vizinhos.

Do total de US $ 12 bilhões, cerca de US $ 8,6 bilhões são exportados para o vizinho Iraque em forma de commodity, enquanto o restante em forma de energia, acrescentou.

O Irã exporta principalmente produtos alimentícios para o Iraque, seguidos pelas indústrias de construção e medicina, disse ele, acrescentando que “o país possui altas capacidades mais do que as exportações de petróleo, cuja questão deve ser seriamente considerada”.

Identificar os pontos fortes dos empresários e comerciantes iraquianos, assim como reduzir os custos relacionados à logística, pode ajudar a facilitar significativamente as atividades de importação e exportação entre a República Islâmica do Irã e o Iraque, acrescentou Aqamohammadi.

Os dois países do Irã e do Iraque estão prontos para impulsionar o comércio bilateral na faixa de US $ 20 bilhões.

A exportação de produtos iranianos para o vizinho Iraque aumentou cerca de 50% no atual ano-calendário iraniano (para terminar em 20 de março de 2019) em comparação com o período correspondente do ano passado.

Sob tais circunstâncias, direcionar o comércio de US $ 20 bilhões entre o Irã e o Iraque nos próximos dois anos não está além da expectativa.

Com o aumento do volume de comércio entre o Irã e o Iraque, este país está prestes a ser transformado no principal mercado-alvo de exportação do Irã, de modo que a exportação de produtos do Irã para o vizinho Iraque chegou a ultrapassar a China nos últimos meses.

Mais cedo, o ministro iraniano da Indústria, Minas e Comércio, Reza Rahmani, colocou o atual volume de comércio entre o Irã eo Iraque em mais de US $ 10 bilhões, expansível para US $ 20 bilhões nos próximos dois anos.

Para promover comércio e negócios com o Iraque, o primeiro vice-presidente Es’hagh Jahangiri em uma notificação enviada aos ministérios da Indústria e Economia e também do Banco Central do Irã (CBI) aumentou o empréstimo em moeda estrangeira para exportadores de serviços de engenharia técnica por mais de dois anos. anos.

Apesar das importantes vantagens da República Islâmica do Irã por sua presença no lucrativo mercado iraquiano, medidas efetivas devem ser tomadas por funcionários responsáveis ​​para impulsionar o comércio e o volume de negócios com esse país vizinho.

Além disso, a Organização de Promoção Comercial do Irã (TPOI) colocou o volume de comércio entre o Irã e o Iraque em nenhum mês do ano corrente (21 de março a 21 de dezembro) em US $ 7,356 bilhões.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top