You Are Here: Home » Global » Clérigo sênior compara a INSTEX a “uma piada amarga”

Clérigo sênior compara a INSTEX a “uma piada amarga”

O líder provisório de orações de sexta-feira de Teerã, Ayatollah Seyed Ahmad Khatami, disse que o mecanismo financeiro estabelecido pelos países europeus, apelidado de INSTEX, é como uma “piada amarga”.

Dirigindo-se ao sermão das orações de sexta-feira em Teerã, ele atacou as declarações do ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, dizendo que a autoridade francesa está mentindo sobre os esforços para salvar o Plano de Ação Integral (JCPOA) após a saída dos EUA.

“Não, você não estava ao nosso lado. E esse canal financeiro que você criou é enganoso e é mais uma piada amarga ”, disse o aiatolá Khatami.

Em comentários intervencionistas na quinta-feira, Le Drian disse que os esforços dos países europeus para manter o JCPOA vivo não são um “cheque em branco” para o Irã em relação a alegações de violação de direitos humanos.

“Você devia se envergonhar! Você mata e cega seu próprio povo e depois fala sobre direitos humanos? … Você entende o que são os direitos humanos? Você está na linha de frente da violação dos direitos humanos ”, observou o clérigo iraniano, acrescentando que o Irã não quer um cheque em branco e resistirá para salvaguardar seus interesses.

No final de janeiro de 2018, signatários europeus do JCPOA (Joint Comprehensive Plan of Action) anunciaram o estabelecimento de um mecanismo especial de comércio apelidado de INSTEX (Instrumento de Apoio às Trocas Comerciais) em uma tentativa de salvar o JCPOA após a retirada dos Estados Unidos dele. .

Em outros lugares, o aiatolá Khatami também tocou no ataque terrorista de Christchurch, na Nova Zelândia, que matou 50 muçulmanos enquanto eles oravam pacificamente na última sexta-feira.

O próprio terrorista disse claramente que ele é um racista e um seguidor de Trump, acrescentou Khatami.

Ele também condenou os países ocidentais por não rotularem o ataque como um ato de terror, dizendo que “se os muçulmanos forem mortos, eles não o chamarão de ataque terrorista, mas se seus cães ou gatos forem mortos, eles o rotulam como um ataque terrorista. “

Presidente da Comissão Nacional de Segurança e Política Externa do Parlamento iraniano Heshmatollah Falahatpisheh disse que o canal financeiro proposto de países europeus, conhecido como INSTEX, não satisfaz todas as expectativas do Irã.

Após a retirada unilateral dos EUA do Acordo Nuclear do Irã, oficialmente conhecido como JCPOA (Plano de Ação Integral Conjunto), outros signatários do acordo prometeram mantê-lo vivo. Após meses de atraso, os signatários europeus, ou seja, Alemanha, Reino Unido e França, estabeleceram um mecanismo financeiro denominado INSTEX (Instrumento de Apoio às Trocas Comerciais) para facilitar os laços comerciais com o Irã e dispensar as sanções dos EUA; no entanto, o canal ainda está para provar sua verdadeira eficácia.

“Ainda assim, muitos países europeus adiam a adesão à INSTEX”, disse Falahatpisheh à agência de notícias Mehr no domingo, acrescentando que “somente a Alemanha, a França e o Reino Unido estão implementando o mecanismo”.

O deputado disse que recentemente discutiu a questão com representantes de alguns estados europeus.

“Nossas transações comerciais com a Europa não devem se limitar apenas a esses três países”, destacou, acrescentando que “embora a Alemanha, a França e o Reino Unido sejam os países mais fortes da Europa, esperamos que todos os Estados membros da União Européia, não apenas a Troika Européia”. vai se juntar à INSTEX. ”

“Embora a INSTEX não atenda a todas as nossas expectativas, cada passo dado pelos países europeus a esse respeito é um golpe para o unilateralismo dos EUA”, acrescentou ele.

Leave a Comment

© 2019 Oleme News

Scroll to top