olemenews.com

Ciência

ASTERÓIDE FLORENCE VAI PASSAR PERTO DA TERRA (vídeo)

Share
Asteroide irá passar a uma distância de sete milhões de quilômetros

Desde 1981, quando o Florence foi descoberto, que ele vem sendo observado e na Austrália, um observatório ficou incumbido de analisar a trajetória deste asteróide.

Desde que a NASA começou a seguir os asteróides, corriam ainda os anos 90, este é o maio objeto espacial a passar "tão perto" da Terra.

"Florence" é um asteroide de diâmetro em torno dos 4,4 quilómetros e irá passar "perto" da órbita terrestre.

"Apesar de muitos asteroides conhecidos já terem passado mais perto da Terra do que o Florence, estima-se que todos eles fossem mais pequenos", afirmou num comunicado à imprensa Paul Chodas, diretor do Centro para o Estudo dos Objetos Próximos da Terra da NASA. A NASA tem planeada a recolha de imagens de radar do asteroide na Califórnia (EUA) e em Porto Rico, esperando assim conseguir conhecer o verdadeiro tamanho do asteroide e também detalhes da sua superfície. O Florence faz parte do grupo de asteroides gigantes que podem trazer risco para a Terra - apesar de a aproximação de sexta ser considerada totalmente segura. O asteroide atravessará as constelações de Peixe Austral, Capricórnio, Aquário e o Golfinho.

O regresso de 2017 de "Florence" é o mais próximo deste asteroide desde 1890, mas o corpo espacial deverá ainda regressar antes de outubro 2024. Esta passagem pelo nosso planeta será a mais próxima até depois de 2500.

Share