olemenews.com

Global

Companhia Citgo fecha refinaria de petróleo no Texas por causa de furacão

Share
Tempestade tropical Harvey dirige-se para o Texas e pode tornar-se furacão

Se a previsão do Centro Nacional de Furacões (NHC) for mantida, o Harvey poderá ser o furacão mais potente a tocar o território americano em 12 anos.

Greg Abbot alertou a população de que o Texas vai sofrer "inundações históricas" e pediu para que se preparassem para "um grande desastre".

A previsão é que o furacão chegue à costa do Texas no fim desta sexta-feira ou no início do sábado.

-A todos que ainda não abandonaram a cidade, por favor façam isto logo - disse o prefeito de Portland na quinta-feira, Ted Wheeler, acrescentando que qualquer deslocamento será mais difícil e perigoso devido aos ventos previstos para a manhã de sexta-feira. Entre as cidades de Corpus Christi até Galveston, vivem cerca de 5,8 milhões de pessoas.

Na noite do mesmo dia, após aviões de NHC realizarem voos de reconhecimento que detectaram ventos sustentados por mais de 1 minuto acima de 62 km/h, o centro norte-americano o elevou à categoria de tempestade tropical, nomeando-o assim de Harvey, que até então era chamado de INVEST93L, nomenclatura genérica para sistemas que ainda não foram categorizados como tempestade tropical.

No nível dois de uma escala de cinco, a aproximação do furacão obrigou a que dezenas de milhares de pessoas tenham sido retiradas de casa, as explorações petrolíferas no Golfo do México deverão encerrar e cerca de 700 membros da guarda nacional dos EUA estão em alerta para quaisquer ocorrências. "Só precisamos garantir que estejamos preparados para uma forte chuva neste fim de semana", disse Landrieu.

As preocupações sobre o Harvey também chegaram ao mercado petroleiro. A refinaria produz 160 mil barris por dia de petróleo.

Devastação. Rastro de destruição deixado pela passagem do furacão Sandy na Carolina do Norte, Estados Unidos Foto: Steve Earley / AP2012, Estados Unidos: SandyEm 29 de outubro, o furacão Sandy golpeou o estado de Nova Jersey antes de atravessar a cidade de Nova York, com ventos com força de furacão.

Share