olemenews.com

Global

ONU denuncia aumento de crianças usadas como 'bombas humanas' na Nigéria

Share
FRED DUFOUR  AFP

A porta-voz da UNICEF, Marixie Mercado, diz que não tem explicação para o aumento para 83 crianças utilizadas como "bombas humanas" este ano, dois terços delas raparigas, em comparação as 19 em todo o ano passado.

A nota revela que o uso de crianças para esse tipo de explosão é "uma atrocidade e que estas são, acima de tudo, vítimas, e não responsáveis pelo crime". São 55 crianças de sexo feminino, na maioria das vezes menores de 15 anos.

Apesar da libertação de Monguno e a reabertura da autoestrada de 135 quilómetros que faz a ligação a Maidugur, a capital do estado de Borno, o Boko Haram realiza ataques esporádicos.

Kano, 23 ago (Lusa) - Seis homens morreram na terça-feira numa aldeia do nordeste da Nigéria durante um ataque do Boko Haram, informou uma milícia que luta contra o grupo radical nigeriano.

A agência da ONU desenvolve esforços para oferecer ajuda psicossocial às crianças que foram raptadas pelo Boko Haram, enquanto trabalha com as famílias e comunidades para aceitarem o seu regresso. O grupo terrorista atua principalmente no nordeste da Nigéria e em países vizinhos, como o Camarões e o Chade.

Share