olemenews.com

Global

Presidente da França pede responsabilidade a EUA e Coreia do Norte

Share
Macron está preocupado com troca de provocações entre EUA e Coreia do Norte

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu aos governos dos EUA e Coreia do Norte para prevenir as declarações e atitudes que levam à escalada da tensão na disputa entre Washington e Pyongyang.

Para a França, o agravamento da ameaça balística e nuclear da Coreia do Norte prejudica a "preservação da paz e da segurança internacional", o que cria um sério risco sobre o caráter perene sobre o regime internacional de não proliferação nuclear.

Considerada 'responsabilidade de todos', Macron convocou a comunidade internacional a 'agir de maneira conjunta, firme e efetiva, assim como fez no Conselho de Segurança (da Organização das Nações Unidas), para trazer a Coreia do Norte de volta ao caminho do diálogo'.

Nessa nota, Macron expressou aos aliados e aos parceiros da França na região sua solidariedade diante da situação atual.

O seu comunicado não citou de forma direta os Estados Unidos, cujo presidente, Donald Trump, advertiu nesta sexta-feira (11) que suas forças armadas estão prontas "para o combate" com Pyongyang, com o que prosseguiu a hostilidade retórica mantida entre ambos países nos últimos dias.

Share