olemenews.com

Negócios

23 feridos e plano de emergência activado em Coimbra — Incêndios

Share
PAULO NOVAIS Lusa

São destacadas pela Proteção Civil como "ocorrências importantes" os incêndios que lavram nos concelhos de Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra), Ferreira do Zêzere (Santarém), Cantanhede (Coimbra), Mealhada (Aveiro) e Abrantes (Santarém), este último já em resolução.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, realçou que os focos de incêndio que foram sendo registados durante a noite e manhã no concelho "surgiram em sítios completamente opostos", rejeitando a possibilidade de terem sido resultado de projeções. "O fogo já entrou na localidade de Beco e está a ir em direção a Dornes". Por volta das 18h30m foram ativados o Plano de Emergência Distrital de Coimbra e os planos municipais de emergência de Miranda do Corvo, Cantanhede e Coimbra.

"Estamos a ter uma tarde muito trabalhosa para todos os bombeiros e demais agentes de proteção civil no terreno", disse ao final da tarde a porta-voz da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, à imprensa, num ponto de situação do combate aos fogos florestais num fim de semana em que vários distritos se encontram em alerta laranja.

De acordo com o autarca, as chamas estão "a aumentar de intensidade" e lavram de forma descontrolada, considerando que "vai ser muito complicado" combater o fogo.

Em Cinfães, distrito de Viseu, o incêndio, que tinha sido dado como dominado ao início da madrugada, reacendeu-se, mobilizando, pelas 05:15, um total de 38 operacionais e nove viaturas no combate a uma frente.

Já o fogo em Abrantes, no distrito de Santarém, que deflagrou na quarta-feira, mantém-se como dominado.

De acordo com a mesma fonte, mantêm-se 182 operacionais no terreno para operações "de consolidação do rescaldo".

Cinco bombeiros sofreram queimaduras ligeiras quando combatiam este fogo que atingiu duas aldeias do concelho e obrigou a retirar cerca de 50 pessoas das suas casas, segundo disse à Lusa a presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque.

Share