olemenews.com

Global

Formação de grande júri no 'escândalo russo' irrita Trump

Share
Alex Wong

Um enfurecido Trump reagiu, assim, à constituição de um "grande júri" para este caso, passo que pode levar a abertura de processo penal. "A razão pela qual os democratas só falam dessa história russa totalmente inventada é que eles não têm mensagem, agenda, visão", atacou.

Em uma declaração à Associated Press nesta quinta-feira, Dowd afirmou que nenhuma informação divulgada pelo Wall Street Journal sugeria que Trump estava sob investigação.

O conselheiro especial encarregado da investigação sobre a suposta intromissão russa nas eleições americanas do ano passado, Robert Mueller, convocou um grande júri em Washington para o caso - um sinal de que seu inquérito está crescendo em intensidade e entrando em uma nova fase, de acordo com duas pessoas familiarizadas ao assunto. "Você não constitui um grande júri a menos que sua investigação tenha revelado elementos suficientes que reflitam, para você, uma violação de - pelo menos - uma disposição criminal, ou até mais", explicou à AFP o advogado americano Bradley Moss, especializado em assuntos de Segurança Nacional.

A Rússia ofuscou grande parte dos seis primeiros meses de Trump na Presidência.

"Este é um desenvolvimento sério na investigação de Mueller", disse Paul Callan, um ex-procurador.

Moscou nega qualquer envolvimento e Trump nega qualquer conspiração de sua campanha, enquanto denuncia frequentemente as investigações como caças às bruxas política. Nesse sentido, o presidente advertiu publicamente o procurador especial sobre a ultrapassagem de uma linha vermelha. Dois senadores, o democrata Chris Coons e o republicano Thom Tillis, apresentaram ontem uma proposta bipartidária para proteger Mueller, condicionando sua eventual demissão a uma análise da Justiça.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/08/04/interna_internacional, 889333/formacao-de-grande-juri-no-escandalo-russo-irrita-trump.shtml .

Share