olemenews.com

Global

Câmara vota denúncia contra Temer na quarta-feira

Share
Deputado federal Mainha

Nas articulações para a votação da denúncia, Temer definiu que os 12 ministros com mandato de deputado federal voltarão à Câmara. Ela irá votar para acatar a denúncia contra Temer. No documento, Padilha diz que faz o pedido por "orientação do presidente Temer". A ideia do governo, que considera já ter atingido os 220 votos necessários para barrar a denúncia [VIDEO], é de que a votação seja realizada e que o capítulo seja deixado para trás.

Apesar da ideia do boicote à votação ter ganhado força, ainda não há um consenso entre os deputados da oposição. Fazendo coro ao governo, Maia afirmou que os deputados da base devem se concentrar em realizar a votação e posteriormente prosseguir com as pautas das reformas, principal bandeira de Temer.

Ele afirmou que a Câmara deve tomar uma decisão, "seja para aprovar ou não [a admissibilidade da denúncia]".

Ao comentar a necessidade de votar rapidamente a denúncia contra Temer na próxima semana para retomar a pauta econômica, e de citar o aumento de PIS/Cofins para combustíveis para exemplificar que apesar de uma recente melhora o país ainda vive um o momento de "dificuldades", Maia aproveitou para reafirmar "a importância que o Brasil possa continuar nesse caminho".

Para dar início a sessão, é preciso um quórum mínimo de 51 deputados.

A convite do presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite (DEM), que ocupa a cadeira de prefeito - com a ida do titular João Doria à China e o afastamento do vice Bruno Covas (PSDB) por problemas pessoais -, Maia almoçou, na sede do executivo municipal, na companhia de cerca de 20 deputados e vereadores do seu partido. Em seguida, advogados de defesa de Temer terão 25 minutos para se manifestar no plenário. Falarão ao menos dois a favor do parecer e dois contrários. O roteiro ainda pode sofrer alterações por acordo entre os partidos.

Para que o STF analise o caso, é preciso a autorização da Câmara. Ou seja, se 171 se manifestarem favoráveis à não adoção do processo, este será arquivado.

Share