olemenews.com

Global

Meirelles cochila durante discurso de Temer na Cúpula do Mercosul. Veja vídeo

Share
Ministros do Mercosul reúnem-se antes de cimeira na Argentina

"Gerando essa incerteza cria-se a necessidade de receitas adicionais", justificou o ministro, que deu declaração em Mendoza, na Argentina, onde acompanha o presidente Michel Temer na reunião de cúpula do Mercosul.

Ainda comentando sobre a medida anunciada nesta quinta-feira, poucos antes da partida de Temer e vários de seus ministros, entre eles o da Fazenda, Henrique Meirelles, para Mendoza, Temer apontou que "abandonamos logo no início a história da CPMF que era algo que estava no horizonte, mas não levamos a efeito".

O Presidente argentino inaugurou a cimeira dos chefes de Estado do bloco sul-americano, que conta com a presença dos Presidentes dos outros países membros (Brasil, Uruguai, Paraguai), da Bolívia (em processo de adesão), além de altas autoridades de outros países como o Chile, Peru, Equador, Colômbia, Guiana, Suriname e México.

O Mercosul iniciou a aplicação ao país do Protocolo de Ushuaia em abril passado, numa reunião de chanceleres ocorrida na Argentina logo após a Corte Suprema haver assumido os poderes da Assembleia Nacional.

O país latino enfrenta uma profunda crise política e protestos populares há mais de três meses.

A Venezuela é membro do Mercosul, mas está suspensa da organização desde dezembro. O presidente ainda enfatizou que, com isso, o governo busca garantir o crescimento econômico e o cumprimento de metas fiscais estabelecidas por sua gestão.

De acordo com Parola, Temer pretende destacar o compromisso do Brasil com o resgate do ideário original do Mercosul, que é a "vocação para a integração econômico-comercial e para o fortalecimento da democracia e da defesa e promoção dos direitos humanos na região".

O presidente Michel Temer fará dois discursos durante a reunião de hoje.

Nesta cúpula, Temer vai receber a presidência do bloco, enquanto enfrenta graves acusações de corrupção em casa. "O fechamento ao outro é um obstáculo ao desenvolvimento", finalizou.

Share