olemenews.com

Saúde

Unicamp supera USP e lidera ranking da América Latina

Share
Faculdade de Administração Ciências Contábeis e Econômicas da UFG

Segundo o ranking de 2017 da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira (20), a Unicamp assumiu a liderança.

Knobel afirma que há risco de a crise afetar o desempenho das universidades no futuro, mas a solidez dos projetos trazem segurança. Ele afirma que ambas têm "qualidade internacional". Corte de verbas, principalmente na área de pesquisa, foram apontados por Knobel como um problema vivido por todas as instituições públicas.

Entre as dez melhores colocadas do ranking aparecem também a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (7º lugar), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (8º) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) (9º). "É importante que a sociedade saiba da importância que a universidade pública e gratuita tem para o desenvolvimento da sociedade".

Além das duas estaduais, há outras três brasileiras no "top 10".

Ele classificou a Universidade de São Paulo como a mais "tradicional" das duas instituições, enquanto a Universidade Estadual de Campinas é a mais conhecida por ser "especializada em pesquisas médicas e científicas". "Apesar de o Brasil estar bem representado, apenas 18 universidades brasileiras estão entre as 50 melhores, uma piora em relação ao ano passado, quando 23 estavam presentes". Em 2016, a USP era a primeira colocada. "Os salários dos pesquisadores também são muito baixos para os padrões internacionais e estão entre os mais baixos da região", avalia o editor. A Colômbia tem sete novas universidades no ranking, chegando a um total de 11, incluindo a Universidade dos Andes, na 5ª posição.

Para o editor da THE, Phil Baty, o investimento em pesquisa nas universidades do Brasil é maior do que em outros países da região, mas baixo em comparação aos padrões internacionais. Tanto que, em 81º lugar, aparece a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

No ranking mundial, a UFSC está entre as 600 e 800 melhores universidades. Na última edição principal do THE, que leva em conta universidades de todo mundo, a USP ficou em primeiro na América Latina.

Share