olemenews.com

Global

Planalto instala 'misturador de voz' no gabinete de Temer

Share
Michel Temer durante pronunciamento

Passado o caso da JBS, em que uma gravação no gabinete do presidenteMichel Temer revela uma conversa entre ele e o empresário Joesley Batista, o Palácio do Planalto agora deu um jeito para evitar que novas situações como esta ocorram.

O Palácio do Planalto instalou no gabinete presidencial um aparelho misturador de voz, conhecido como "scrambler", segundo informa o jornalista Gerson Camarotti, em seu blog no G1.

O equipamento emite uma frequência sonora que inutiliza as conversas gravadas. O teor da conversa resultou em uma denúncia de corrupção passiva da Procuradoria-Geral da República. Mesmo assim, o presidente decidiu ampliar a segurança para evitar uma nova gravação. Entretanto, quando um telefone criptografado se comunica com um sem proteção, de nada adianta a criptografia. Por exemplo, ninguém pode entrar no gabinete do presidente com o telemóvel.

Além de Joesley, Temer foi gravado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que deixou o cargo após ser pressionado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima a viabilizar um empreendimento imobiliário no qual tinha adquirido apartamento.

Na época, o peemedebista disse que, como uma medida de transparência, avaliava gravar as audiências promovidas no gabinete presidencial, mas até agora não o fez.

"Estou pensando em pedir ao GSI que grave -e aí, publicamente, não é clandestinamente- as audiências do presidente".

Share