olemenews.com

Global

E vão duas. Trump voltou a encontrar-se em privado com Putin

Share
Trump teve uma reunião secreta com Putin na Cimeira do G-20

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira (18) que os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, tiveram um segundo encontro bilateral durante a cúpula do G20 em Hamburgo, na Alemanha.

No dia 7 de julho, os dois líderes falaram durante duas horas. Ao falar com o Presidente russo sem o seu próprio tradutor e sem a presença de conselheiros, Donald Trump pode ter dado a Vladimir Putin uma oportunidade de ouro - poder falar com o líder do maior rival sem a mediação de peritos em áreas como a segurança interna, as relações internacionais ou o comércio, por exemplo. "Quando o jantar estava acabando, o presidente Trump se aproximou de sua esposa, momento em que falou brevemente com Putin", acrescentou.

Não constam da agenda oficial do encontro, mas são uma das mais importantes partes da cimeira: os encontros bilaterais entre chefes de Estado ou de Governo.

Ao confirmar o segundo encontro entre os dois líderes que depois teve lugar, o responsável da Casa Branca não revelou quanto tempo durou o que foi discutido.

Trump teve uma reunião secreta com Putin na Cimeira do G-20
Trump e Putin tiveram conversa adicional na cimeira do G20 só agora divulgada

A conversa informal e não registada com o presidente da Federação Rússia - já depois de um encontro formal entre ambos, no qual o russo garantiu ao americano que o Kremlin não se meteu nas eleições - causou, portanto, estranheza junto dos presentes e, uma vez revelada, deixou a imprensa norte-americana em alvoroço.

O presidente dos EUA também reagiu, no Twitter, às notícias sobre o seu "encontro secreto" com Putin, e apontou a mira aos órgãos de comunicação do país. Todos os membros do G20 e cônjuges foram convidados pela chancelaria alemã.

"Estas informações falsas são cada vez mais desonestas". "Insinuar que se tentou esconder um segundo encontro é falso, maldoso e absurdo", conclui o comunicado.

A relação entre Trump e Putin é alvo de interesse devido às denúncias de que o governo russo tenha interferido na eleição presidencial americana de 2016, com o objetivo de favorecer o então candidato republicano.

Share