olemenews.com

Negócios

Presidente da República deu posse a oito novos secretários de Estado

Share
Margarida Marques deixa Governo mas não por vontade própria

Margarida Marques, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, estranhou e de que maneira a notícia da sua remodelação, garantindo ter uma excelente relação com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Margarida Marques garante que não pediu a demissão, que não sabe por que está a ser demitida, mas confirma que está de saída da secretaria de Estado dos Assuntos Europeus.

Esta foi a terceira e maior recomposição do XXI Governo, que está em funções desde 26 de novembro de 2015, e alterou os titulares de sete secretarias de Estado de cinco ministérios, e criando ainda uma nova secretaria de Estado da Habitação, na dependência do ministro do Ambiente.

O Governo responsabiliza Margarida Marques pela forma como decorreu a candidatura portuguesa para acolher a EMA, segundo este jornal.

Os novos governantes tomaram posse na presença do primeiro-ministro, António Costa, e da maioria dos ministros do XXI Governo, numa cerimónia realizada na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa e de que durou perto de sete minutos.

Confrontada com um dos problemas que mais tem sido apontado ao Governo na relação com a União Europeia, o atraso na transposição de diretivas comunitárias, Margarida Marques aponta o dedo aos ministros.

Quanto à existência de eventuais polémicas com o ministro a que responde, Margarida Marques garante que não é verdade. Também em Bruxelas, o clima com os responsáveis da Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (Reper) tinha vindo a degradar-se, nomeadamente como o número dois da hierarquia, o representante permanente adjunto, Pedro Lourtie.

"É um processo jurídico normal". O mesmo relativamente ao primeiro-ministro António Costa, de quem é amiga há muitos anos e com quem esteve desde a primeira hora na liderança do PS, onde já era vista com uma escolha óbvia para a Secretaria de Estado que depois acabou mesmo por vir a liderar.

Margarida Marques, que deveria intervir na abertura do encontro, já não participará.

"Agradeço a enorme dedicação e o trabalho dos senhores secretários de Estado que, nesta ocasião, abandonam o Governo". Quanto à sua sucessora, Ana Paula Zacarias, acredita ser "uma boa escolha".

"Estou segura de que esta continuará a ser a estratégia deste Governo", conclui Margarida Marques, que vai ocupar o lugar de deputada no Parlamento para o qual foi eleita como cabeça-de-lista pelo distrito de Leiria.

Share