olemenews.com

Negócios

Cerca de 40 milhões de celulares devem ser bloqueados; entenda

Share
Medida da Anatel pode desativar 40 milhões de celulares até o final do ano

Os telefones celulares de cerca de 40 milhões de brasileiros poderão ser bloqueados até o fim deste ano. Uma medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai possibilitar a desativação de aparelhos sem certificação. O reconhecimento, chamado de Imei (sigla em inglês para Identidade Internacional de Equipamento Móvel), é exclusivo e identifica o dispositivo como único. Entre eles: tablets, computadores, laptops e até babás eletrônicas.

Nos últimos anos, vem crescendo o número de lojas, camelôs e sites que vendem modelos sem homologação, falsificados ou roubados.

Segundo nota da agência, os usuários que possuem esse tipo de aparelhos começarão a receber mensagens avisando sobre o bloqueio em 15 de setembro - as mensagens serão enviadas até 28 de novembro, quando os aparelhos começarão a ser desconectados. O anúncio será feito via mensagem de texto (SMS) e a suspensão do dispositivo pode acontecer até 75 dias após a notificação.

Celulares comprados no exterior podem não ter a certificação da Anatel, mas não serão bloqueados se tiverem sido registrados por outras organizações estrangeiras que façam parte do Grupo Especial de GSMA (Associação de aparelhos GSM).

Onde eu verifico o Imei? Outra dica é digitar a sequência *#06# no celular e apertar a tecla para ligar. Além disso, o número costuma estar estampado na caixa ou em um adesivo colado na bateria.

O que observar na hora da compra? A Anatel sustenta que o número de bloqueios "ainda não é conhecido". Antes de comprar um novo aparelho, é sempre recomendado verificar se ele tem o selo. Neste caso, o celular apresentará o Imei.

Share