olemenews.com

Negócios

Receita Federal abriu consulta nesta segunda-feira; pagamento será no dia 17

Share
Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do IR 2017 na segunda-feira

Serão 1.347.761 de contribuintes restituídos, sendo que quase metade deles são idosos ou deficientes físicos, mentais ou com alguma doença grave. No total, R$ 2,5 bilhões serão pagos.

Receita Federal liberou a partir das 9h desta segunda-feira (10) as consultas ao segundo lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2017. Somados, os valores dos anos de 2008 a 2017 chega a R$ 3 bilhões.

As consultas podem ser feitas no site da Receita Federal, no aplicativo para tablets e smartphones ou através do telefone 146.

Se existem dúvidas relacionadas à declaração entregue neste ano, a Receita permite consulta para verificação dos dados, por meio do serviço e-CAC. O contribuinte pode corrigir possíveis inconsistências por meio de declaração retificadora. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. O dinheiro da restituição estará disponível a partir no dia 17 de julho. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o formulário eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF).

Também será possível resolver problemas relacionados com o crédito bancário via central de atendimento no 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).

Share