olemenews.com

Negócios

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

Share
Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco

Começou a valer nesta segunda-feira, dia 10 de julho, a nova norma que estabelece que os bancos aceitem o pagamento de boletos de cobrança vencidos de emissão de outras instituições.

Atualmente, boletos vencidos só podem ser pagos no banco emissor.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está lançando o sistema que permite pagar boletos vencidos em qualquer agência bancária e em qualquer canal, como internet e aplicativos.

As demais datas do escalonamento são: 11 de setembro (boletos acima de R$ 2 mil) e 13 de novembro (valores superiores a R$ 200). E, em 11 de dezembro, a medida passa a valer para todas as contas. Por ano são emitidos cerca de 3,5 milhões do documento em todo território nacional.

De acordo com a Febraban, o atual sistema de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado.

Segundo a entidade, além do pagamento do boleto vencido em qualquer agência bancária, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento das cobranças. Além disso, o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo.

Ao quitar o boleto, o próprio sistema verificará as informações. "Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que somente essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias", explica a Febraban em comunicado.

Por determinação do Banco Central, todos os boletos enviados aos consumidores devem conter necessariamente o nome e o CPF do pagador, além de data de vencimento e valor do pagamento e autorização do cliente para que enviem a cobrança à residência.

Share