olemenews.com

Global

Todo Volvo produzido a partir de 2019 será 100% elétrico ou híbrido

Share
Volvo terá motores elétricos em todos os seus carros a partir de 2019

O anúncio representa um dos movimentos mais significativos de uma fabricante de automóveis ao apostar na eletrificação e destaca, mais de um século após a invenção do motor a combustão interna, que os motores elétricos estão preparando o caminho para um novo capítulo na história automotiva.

O CEO da Volvo anunciou que a partir de 2019 todos os novos modelos da marca terão apenas motores elétricos ou híbridos.

"Tem tudo a ver com os clientes, as pessoas procuram cada vez mais automóveis electrificados", explicou Håkan Samuelsson, presidente executivo da Volvo. "Dissemos que a Volvo Cars planejava vender 1 milhão de carros eletrificados até 2025". Os detalhes dessa iniciativa serão anunciados posteriormente. Todos os modelos que utilizam as plataformas Scalable Product Architecture (SPA) e Compact Modular Architecture (CMA), que servem de base aos atuais Volvo, terão versões híbridas plug-in e mild hybrids de 48 volts associadas a motores diesel e gasolina, e variantes 100% elétricas.

Assim, produzirá carros com motor exclusivamente elétrico, carros híbridos plug-in - com motorizações mistas, movidas a gasolina e a eletricidade, com baterias carregáveis nas tomadas elétricas - e os híbridos cuja energia é produzida internamente por um pequeno motor a gasolina. Ela pretende tornar todas as suas operações de fabricação "neutras para o clima" até 2025, e com isso reduzir a emissão de poluentes.

A decisão também acompanha o anúncio de que a Volvo Cars transformará a Polestar em uma empresa global independente para carros elétricos de alto desempenho. Recorde-se que foi há poucas semanas que a Volvo anunciou a mudança de direcção do seu "braço" Polestar, até aqui a sua divisão desportiva, e que passará a concentrar-se em automóveis eléctricos de elevadas prestações, tendo até uma hierarquia própria, liderada pelo vice-presidente da Volvo, Thomas Ingenlath.

Share