olemenews.com

Saúde

Farmácias do Brasil passam a comercializar teste rápido de HIV

Share
Teste rápido para HIV deve chegar a farmácias de Goiás no final do mês

O produto, batizado de Action, deve chegar no resto do País, inclusive em Pernambuco, a partir da terceira semana de julho.

O teste, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio, detecta a presença dos anticorpos contra o vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue. O resultado leva de 15 a 20 minutos. O preço para a população deve variar de R$ 60 a R$ 70. A Anvisa indica que o teste tem efetividade de 99,9%. Atualmente, a produção é de 40 mil doses mensais.

Foi desenvolvido pela empresa Orange Life, fabricante brasileira de teste de diagnóstico, o Action, primeiro teste para detectar a presença do vírus HIV no organismo.

Se o resultado for negativo, a recomendação é que o teste seja repetido 30 dias depois do primeiro teste e outra vez depois de mais 30 até completar 120 dias após a primeira exposição.

Caso o resultado dê positivo, recomenda-se confirmá-lo com um teste de laboratório. Até o momento, testes de HIV eram feitos somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de referência e unidades de testagem móvel.

Share