olemenews.com

Nacional

António Costa lança portal para startups em colaboração com a Índia

Share
Costa recebe título de cidadão indiano na diáspora

Acordos foram assinados durante a visita a Lisboa do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que se reuniu com o chefe do Governo português, António Costa.

Antes, na declaração conjunta à comunicação social, no Palácio das Necessidades, o chefe do executivo português agradeceu a forma como foi recebido na Índia em janeiro, declarando-se orgulhoso de ter sido o primeiro primeiro-ministro da União Europeia com origens indianas a deslocar-se à União Indiana.

No pilar da economia, o primeiro-ministro português destacou o estabelecimento de um acordo que previne "a dupla tributação, dando confiança aos investidores de um país e outro de que os seus investimentos não serão duplamente tributados", considerando o entendimento "uma base essencial para esse investimento". "Já não sou o único, talvez seja uma tendência", disse, a sorrir, numa referência ao recém-eleito primeiro-ministro da Irlanda. "Também discutiremos formas de melhorar ainda mais o envolvimento bilateral, especialmente nas áreas de cooperação económica, ciência e tecnologia, colaboração espacial e circulação de pessoas" - uma alusão de Modi aos programas acordados entre os governos de Lisboa e de Nova Deli para a facilitação de vistos a jovens estudantes, cientistas, empresários ou agentes culturais.

Na primeira visita a Portugal de um chefe do Governo indiano, António Costa notou que as relações entre os dois países vivem "um momento de excelência". Este sábado, Narendra Modi junta-se ao líder do executivo português no lançamento do India Portugal Startup Hub (IPSH), um portal que pretende ligar os ecossistemas empreendedores dos dois países e torná-los mais aptos para se destacarem à escala global.

António Costa convidou Narendra Modi a voltar a visitar Portugal de forma mais prolongada, uma vez que a visita hoje realizada foi apenas de um dia.

Os últimos pontos de programa de Modi em Portugal incluem na parte da tarde uma visita ao templo Radha Krihna, na Alameda Mahatma Gandhi, em Lisboa, onde também decorrerá um encontro com a comunidade Indiana em Portugal.

Share