olemenews.com

Global

Urgente! Atentado terrorista deixa mortos em Bogotá, na Colômbia

Share
Explosão em shopping na Colômbia deixa três mortos e nove feridos

As autoridades trabalham para descobrir os responsáveis pela explosão.

O prefeito de Bogotá, Enrique Penalosa, classificou o incidente no shopping Centro Andino, que fica no distrito turístico de Bogotá, como um "atentado terrorista covarde". Uma bomba foi destruída na parte interna do banheiro feminino que fica no segundo andar do prédio do shopping, às 19h no horário de Brasília e às 17h no horário local, de Bogotá. "Há uma mulher morta", escreveu Peñalosa no seu Twitter, onde acrescentou que 11 feridos foram levados para diferentes hospitais da região. "A jovem é uma francesa de 23 anos", disse Peñalosa, indicando que, dos 11 feridos, três estão em estado grave.

O Exército de Libertação Nacional (ELN), que é o segundo maior grupo guerrilheiro do país e também negocia um acordo de paz com o presidente colombiano, condenou o ataque disse que "jamais faria ações com o objetivo de atingir a população civil".

No ano passado, o Governo chegou a acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o maior grupo de guerrilha, e também tem em curso negociações de paz com o ELN, mas este recusou-se, até agora, a depor as armas.

Alguns analistas atribuem o aumento da violência em cidades colombianas à intenção de obter mais concessões do Governo na mesa de negociações. Tudo aconteceu no último sábado, dia 16 de junho de 2017, dentro do shopping center Andino. Todos os veículos que entram na garagem são checados por cães farejadores de bombas e há guardas de segurança em todo o shopping.

Em mensagem postada no Twitter, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, prestou solidariedade às vítimas. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Share