olemenews.com

Global

Choque entre destróier americano e cargueiro deixa 7 desaparecidos

Share
Sete marinheiros americanos desaparecidos no Mar do Japão

Imagens mostram danos consideráveis no lado direito do navio militar americano, que precisou ser rebocado.

O comandante do USS Fitzgerald, Bryce Benson está entre os feridos.

A guarda-costeira japonesa, que se deslocou ao local do incidente com barcos e um helicóptero, confirma a existência de, pelo menos, sete militares norte-americanos desaparecidos.

De acordo com o G1, por volta das 9h locais (21h de sexta em Brasília), o USS Fitzgerald navegava rumo à base de Yokosuka, a principal dos EUA no Japão, destinada a apoio em missões de paz e segurança na região da Ásia banhada pelo Oceano Pacífico.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas a NHK disse que o cargueiro realizou uma manobra brusca no momento em que ocorreu a colisão, o que foi desmentido por seu capitão. O acidente aconteceu a 100 quilómetros do porto dessa cidade japonesa, que acolhe uma base naval norte-americana. "Recebemos uma chamada do cargueiro às 02H25", disse um porta-voz da Guarda Costeira japonesa, precisando que o acidente ocorreu a 12 milhas náuticas da península de Izu."Atualmente buscamos pessoas desaparecidas", declarou o oficial. Possui um moderno sistema lançador de mísseis, de comunicação e de radar. No entanto, também alertou que a zona é uma via marítima muito transitada, por estar próxima dos portos mercantis de Tóquio e Yokohama. Outros membros da tripulação tiveram cortes e hematomas.

A Guarda Costeira japonesa já iniciou as investigações da causa da colisão.

Share