olemenews.com

Global

Ataque com tiros nos Estados Unidos fere deputado republicano

Share
Quem é James T. Hodgkinson o homem que baleou congressista republicano

Um homem com um fuzil abriu fogo contra membros do Partido Republicano nos arredores de Washington, capital dos Estados Unidos. "Scalise está gravemente ferido e permanece em condição crítica". O suspeito foi detido e Polícia Federal americana (FBI) vai assumir a investigação. Ele só disse 'OK, obrigado'. "Não achámos nada estranho", disse Jeff Duncan, lembrando que o parque localizado no bairro de Del Ray, em Alexandria, é frequentado por muitas pessoas àquela hora, e que o jogo entre as equipas dos dois partidos suscita sempre muita atenção todos os anos.

O tiroteio aconteceu por volta das 07H00 (8H00 de Brasília) no Eugene Simpson Stadium Park, onde a equipe de beisebol republicana treina há semanas para a partida organizada anualmente desde 1909 entre um time republicano e um democrata. O dinheiro dos bilhetes é depois doado a instituições de solidariedade social.

Ficaram feridos o senador republicano Steve Scalise e um funcionário do Congresso norte-americano. No mesmo momento, ouço Steve Scalise gritar.

"Este gabinete vai divulgar informação adicional acerca do estado de saúde do líder quando for apropriado'". A informação foi posteriormente confirmada pelo presidente Trump, que mostrou a sua compaixão pelas vítimas e respetivas famílias, com destaque para a mulher de Scalise. O majority whip da Câmara dos Representantes recebeu os primeiros socorros no local, prestados por outro congressista, Bred Wenstrup, que é médico. "Os nossos pensamentos e orações estão com ele". "Vi-o a ser atingido e não consegui fazer nada para o ajudar". Tentámos tirá-lo dali o mais rapidamente possível, mas o tipo não parava de disparar. "Sem eles, teria sido um massacre". Mike Bishop votou sempre contra propostas de leis de controlo de compra e posse de armas e tem a nota máxima atribuída pela National Rifle Association.

O político, eleito pelos Republicanos no Louisiana foi atingido numa perna e foi auxiliado pelo congressista Books, do Alabama, que improvisou um torniquete com o cinto para estancar a hemorragia do colega.

Rand Paul, um senador republicano que também estava no local, contou à CNN que a presença da polícia do Capitólio foi fulcral para neutralizar o atacante. "Ele estava a tentar matar toda a gente". O atirador estava armado com uma espingarda.

De acordo com o Washington Post, o atirador será um homem de 66 anos, chamado James T. Hodgkinson, de Belleville (Illinois).

O assessor de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, foi dos primeiro a reagir ao incidente, garantindo através do Twitter que o Presidente e o vice-Presidente estavam a acompanhar a situação.

"Fui informado que o atirador (...) é alguém que aparentemente foi voluntário em minha campanha eleitoral".

"As verdadeiras mudanças só podem ser alcançadas por meio da ação não-violenta".

Share