olemenews.com

Global

Sismo na Grécia. Aldeia parece ter sido "arrasada por bombas"

Share
Terremoto de 6,2 graus atinge oeste da Turquia e ilha grega

Um sismo com uma magnitude de 6,3 na escala de Richter atingiu as ilhas gregas do mar Egeu e a costa oeste da Turquia.

Televisões gregas, segundo informação da agência noticiosa Reuters, relataram desde os primeiros momentos que o abalo foi fortemente sentido na ilha de Lesbos.

O tremor aconteceu às 15h28 local (9h28, em Brasília) e o epicentro foi localizado no mar, entre a ilha grega de Lesbos e o povoado de Karaburun, na Turquia, informou o instituto sismológico de Kandilli.

Tsipras destacou a "necessidade de garantir a segurança dos cidadãos" e prometeu que o Governo vai efetuar uma avaliação dos danos, para que as infraestruturas e edifícios sejam rapidamente recuperados.

O epicentro do terramoto foi a cerca de 84 km a noroeste da província costeira Egeu de Izmir. De acordo com a televisão estatal grega ERT, as vítimas foram registadas na pequena povoação de Vrisa, ilha de Lesbos, onde a mulher tinha ficado presa nos escombros.

Uma mulher foi encontrada morta na vila de Virsa, disse o prefeito, quando os deslizamentos de terras do Leste acabaram bloqueando algumas estradas e danificando edifícios antigos. "Estamos a avaliar os estragos", declarou à ERT o presidente da câmara municipal de Plomari.

Desde o início de 2017 que a costa turca do Mar Egeu tem sido abalada por diversos sismos de magnitude entre 5 e 5,5, numa região que nos últimos anos registou tremores de terra mortíferos.

Não há, até ao momento, vítimas a reportar.

Um sismo de grande intensidade foi sentido, há minutos, na Grécia e na Turquia.

Share