olemenews.com

Global

Presidente sul-coreano propõe Mundial 2030 na Ásia

Share
JUNG YEON-JE  AFP

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, sugeriu a criação de um bloco regional de países do nordeste asiático, incluindo a vizinha Coreia do Norte, para acolher o Mundial de 2030.

Infantino e Jae-in se encontraram nesta segunda-feira em Seul, a capital sul-coreana, em cerimônia protocolar após a realização do Mundial sub-20 no país - o título ficou com a Inglaterra, que superou a Venezuela na decisão neste domingo. "Gostaria que o presidente [da FIFA, Gianni] Infantino ponderasse esta proposta", disse Park Su-hyun, porta-voz do presidente sul-coreano citado pelo Guardian.

"Se os países vizinhos no nordeste da Ásia, incluindo as Coreias do Sul e do Norte, puderem sediar uma Copa do Mundo juntos, isso ajudaria a criar paz nas Coreias e também na região".

Em 2002, a Coreia do Sul e o Japão organização conjuntamente o Mundial, que foi conquistado pelo Brasil, de Ronaldo, e no qual Portugal caiu na fase de grupos, face a Estados Unidos (2-3), Polónia (4-0) e Coreia do Sul (0-1).

O líder da FIFA ofereceu-se, ainda assim, para falar da possibilidade com outros líderes do nordeste asiático, começando pelo chinês, com quem tem previsto reunir-se na presente semana.

Share