olemenews.com

Saúde

Vacinação termina nesta sexta-feira (9); veja onde se vacinar — Gripe

Share
Barros defende fim da prorrogação das campanhas de vacina
Agência Câmara

Apesar da liberação da vacina para o público em geral, a chefe do Departamento de Vigilância e Saúde de Santos, Ana Paula Valeira, explica que nem todas as UBSs da Cidade terão a vacina disponível. A recomendação dos novos públicos foi decidida na reunião da Comissão Estadual de Infectologia, realizada pela Secretaria da Saúde nesta quinta-feira (8), em Curitiba. Entretanto, pequenas parcelas de grupos que deveriam ser vacinados ainda não compareceram às unidades de saúde da RMVale, mesmo após ações como um dia "D" para atender a população. "Desde o início da semana, quanto foi aberto o acesso à população fora dos grupos inicialmente priorizados, temos registrado um movimento intenso". Os grupos prioritários precisam ser identificados, para a continuação da contagem.

Na UBS da Vila Haro, as pessoas que buscaram pela vacina contra a gripe nesta manhã ainda encontraram e não tiveram que ficar esperando.

"Manaus, mais uma vez, ultrapassou a meta da campanha, graças aos esforços de todos os profissionais que se envolveram, das pessoas do grupo prioritário que sabem da importância da prevenção da gripe e também a grande colaboração da imprensa, que nos ajudou a divulgar maciçamente a vacinação", ressaltou.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o médico.

O atendimento à população acontecerá nas unidades básicas de saúde da rede municipal, das 8h às 17h.

Entre o público-alvo, as puérperas (mães até 45 dias depois do parto) foram as que mais se vacinaram proporcionalmente, ou seja, a maior cobertura vacinal, com 2,6 mil doses aplicadas, o que representa 97,73% deste público, seguido pelos idosos (84,99%) e indígenas (82,52%).

Encerrou na tarde desta sexta-feira (09), a Campanha de Vacinação contra Gripe.

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos contabilizam 35.732 (64,79%). Portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Share