olemenews.com

Negócios

Banco Santander compra Banco Popular por um euro

Share
Banco Popular reconhece situação difícil mas diz que está solvente

As autoridades europeias aprovaram a resolução do Banco Popular, o sexto maior banco em Espanha, e a sua venda ao Santander, o líder no mercado espanhol, por um euro.

O Comité Assessor Técnico dos Índices IBEX, tabela bolsista espanhola, decidiu excluir a partir de quinta-feira o Banco Popular da cotação, depois da notícia da resolução daquela entidade bancária.

Como parte da operação, o Santander tem previsto realizar um aumento de capital de aproximadamente sete mil milhões de euros, "que cobrirá o capital e as provisões necessárias para reforçar o balanço do Banco Popular", segundo um comunicado enviado à Comissão de Comissão de Mercado de Valores (CMVM).

A compra do banco foi anunciada esta quarta-feira pelo Conselho Único de Resolução, depois do ultimato da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, que ontem deram 24 horas para que o futuro do banco ficasse resolvido, dando como provável a falência do Popular.

Na semana passada, o Banco Popular perdeu metade de seu valor na Bolsa de Madri.

Vitor Constâncio explicou que depois desta determinação do BCE foi o Conselho Único de Resolução que teve as competências legais para estabelecer qual era o procedimento de resolução adequado.

A informaçao foi confirmada esta manhã pelo Banco de Portugal.

Com a compra por um euro do Banco Popular pelo Santander, em Espanha, a operação em Portugal levará à integração no português Santander Totta, o qual passará a deter uma quota de mercado de cerca de 17%, tornando-se no maior banco privado português em termos de ativos e de crédito e um dos maiores em termos de recursos.

O Banco de Portugal conclui que a solução preserva "a estabilidade do Banco Popular Portugal" e contribui para "a salvaguarda da estabilidade do sistema financeiro português".

Na terça-feira, a DBRS tinha descido o "rating" do Banco Popular Portugal, na sequência da revisão em baixa do da casa-mãe, o espanhol Banco Popular, perante a difícil situação em que se encontrava.

Share