olemenews.com

Nacional

Abutres 'gays' chocam 'ovo de aluguel' em zoológico na Holanda

Share
Reprodução  Artis Zoo                       A tentativa foi bem-sucedida e o filhote nasceu há menos de um mês

Aves chocaram ovo durante dois meses e estão a criar o abutre bebé, agora com 20 dias, em conjunto.

Funcionários do zoológico Artis, no centro de Amsterdã, colocaram um ovo abandonado no ninho do casal de abutres-fouveiros. A cria, com 20 dias, está a ser acompanhada pelos dois pais.

"Já os temos cá há alguns anos".

"Mas, sendo machos, a única coisa que eles não conseguem é colocar um ovo", acrescentou.

"Foi um pouco arriscado, já que não tínhamos garantia de sucesso, mas pensamos que essa era justamente a nossa chance", disse Van Tol.

"Tal como em algumas espécies de pinguins, os abutres fazem as mesmas tarefas, de forma rotativa".

Segundo o tratador, os dois abutres pais são muito protetores com a cria. As fêmeas depositam os ovos, mas depois é o casal, em conjunto, que os vai chocar.

Outro filhote foi chocado durante o mesmo período, por um casal de abutres heterossexual que foi resgatado após um acidente de carro na Espanha.

Foi inicialmente posto numa incubadora, mas como casal de abutres do mesmo sexo estava a construir um ninho, os tratadores resolveram deixar lá o ovo. "Duas histórias muito especiais", sublinhou Job van Tol. "Na maioria das espécies de abutres, é difícil distinguir os machos das fêmeas [por serem muito maternais].", explicou Corinne Kendal, especialista em abutres do North Carolina Zoo, nos Estados Unidos.

Share