olemenews.com

Desporto

Restos mortais de Garrincha 'somem' em cemitério da Baixada Fluminense

Share
Arquivo Meridional  D.A Press

É isso mesmo. A administração do cemitério municipal de Raiz da Serra, em Magé, na Baixada Fluminense, não sabe em que local estão os restos mortais do jogador.

Rosângela e Maria Cecília Santos, outra dos nove filhos do ex-internacional brasileiro, já concordaram em autorizar a exumação dos corpos que estão nos dois túmulos no Cemitério de Raiz da Serra para saber se alguns dos restos mortais pertencem a Mané Garrincha.

"Fomos informados de que o corpo do meu pai havia sido exumado, mas não sabemos quando isso aconteceu". A administração do cemitério admite a hipótese de ter perdido os restos mortais de Garrincha durante um processo de exumação. Disseram que estaria em um nicho, mas não se tem certeza de nada. Uma delas é coletiva, fica na parte baixa do cemitério e é onde Garrincha foi sepultado. Foi construída em 1985 pela Prefeitura de Magé, que marcou o ponto com um obelisco. Rosângela Santos, filha do ex-jogador, que morreu em 1983, informou que a família não foi notificada sobre a exumação do corpo de Garrincha. "Meu pai não merecia isso", lamenta.

O corpo de Garrincha teria sido retirado há cerca de dez anos do túmulo onde foi originalmente sepultado. O prefeito vai pedir autorização à família para realizar exumação nas sepulturas e descobrir onde está o corpo do craque. Quero saber onde está o corpo do meu pai.

Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, devido a problemas em decorrência do alcoolismo. O primo de Garrincha, João Rogoginsky, contou que a ossada foi retirada para ser transportada para um nicho. "Eu não vi. Só me disseram que haviam tirado (corpo) e colocado num nicho na parte superior do cemitério". Na busca, o prefeito Rafael Tubarão recebeu um relatório da Secretaria de Ação Social um relatório de um recadastramento feito no cemitério. A única semelhança é a de que as duas sepulturas onde consta o nome do craque estão em péssimo estado de conservação.

Share