olemenews.com

Desporto

Barcelona anuncia contratação do técnico Ernesto Valverde

Share
Juan Manuel Serrano Arce  Getty Images

Agora é oficial! O Barcelona anunciou, na tarde desta segunda-feira, Ernesto Valverde como seu novo treinador, substituindo de Luis Enrique, que se despediu no final de semana com o título da Copa do Rei.

O Barcelona marcou a apresentação de Valverde para a próxima quinta-feira.

Presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, enalteceu o novo técnico na coletiva de imprensa. "Tem altíssima capacidade de trabalho e emprega as novas tecnologias nos treinos e jogos". Quando o Luis Enrique comunicou que não seguiria, começamos uma busca.

Para fechar o negócio, o técnico teria feito apenas duas exigências ao Barcelona: levar o assistente Jon Aspiazu e o preparador físico Antonio Pozanco que trabalharam com ele no Athletic Bilbao. Mas o destaque maior veio como treinador. A conquista do torneio espanhol foi sacramentada sobre o Barcelona após uma goleada de 4 a 0 na partida de ida - no confronto de volta, a equipe segurou o 1 a 1. Teve passagens de maior sucesso pela Grécia, onde treinou o Olympiacos em duas oportunidades e venceu três vezes o campeonato local. A melhor temporada foi a primeira, quando ganhou a tríplice coroa (Champions, Espanhol e Copa).

Valverde é conhecido por implantar, nas suas equipes, um estilo de muita posse de bola e de pressionar o adversário no seu campo de defesa.

Como jogador profissional, Ernesto Valverde teve uma carreira tímida, entre 1983 e 1997.

Share