olemenews.com

Entretenimento

Cannes | Filme brasileiro "Gabriel e a Montanha" é aplaudido na estreia

Share
Filme brasileiro entra em disputa neste domingo no Festival de Cannes

O Brasil está mais do que bem representado no Festival de Cannes com o longa "Gabriel e a Montanha", único filme brasileiro selecionado para o Festival deste ano. Além do troféu Revelação, "Gabriel e a Montanha" também ganhou o prêmio da Fundação Gan, que vai auxiliar o lançamento do filme na França com incentivo financeiro para sua distribuição. O reconhecimento máximo foi para o francês Makala, de Emmanuel Gras.

"É uma honra enorme", disse o diretor ao receber o prêmio, que dedicou à sua equipe que lhe seguiu "nessa viagem louca" na qual retrata o fatídico trecho final do ano sabático que tirou seu amigo de infância Gabriel Buchmann. "É uma validação extra, e esse da distribuição creio que vai nos ajudar muito".

Ainda que não tenha levado o prêmio principal, Gamarano assinalou que haver levado essas outras duas "pode ser até que seja melhor, porque significa que agradou mais de um júri". Uma é o curta mineiro Nada, de Gabriel Martins, um dos fundadores da produtora Filmes de Plástico, de Contagem.

Em sua estreia, que aconteceu domingo, 21, durante a programação da Semana da Crítica, o filme dirigido por Fellipe Barbosa emocionou o público, que aplaudiu a obra no Espace Miramar, em Cannes.

A Semana da Crítica é presidida por Kleber Mendonça Filho, diretor brasileiro que concorreu à Palma de Ouro no evento em 2016, com Aquarius.

Share