olemenews.com

Negócios

Presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos pede demissão a Temer

Share
Paulo assumirá o BNDES no lugar de Maria Silvia Bastos Marques

Ela se encontrou com o presidente Michel Temer na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, e decidiu deixar o cargo, alegando razões pessoais. Auxiliares de Temer admitem que a saída da presidente do BNDES neste momento "é uma baixa importante". Deixará como legado um modelo a ser seguido em toda máquina pública. Logo após, o BNDES divulgou um comunicado oficial informando sobre a saída da executiva.

Ramos respondia pelas áreas de Administração e Recursos Humanos (AARH), Área de Comércio Exterior e Fundos Garantidores (AEX) e de Operações Indiretas (AOI) do banco.

A executiva foi ainda pesquisadora do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getulio Vargas) e sócia de consultoria, além de trabalhar na EOM (Empresa Olímpica Municipal) na prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo a PF, R$ 8,1 bilhões teriam sido liberados com velocidade recorde, a partir de junho de 2007, para compra de outras empresas, inclusive no exterior, o que permitiu à JBS tornar-se uma gigante mundial no setor de carnes. Em pouco mais de uma semana, o governo perdeu os ministros das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), da Cultura, Roberto Freire (PPS), e três assessores da Presidência da República - Sandro Mabel (PMDB), Rodrigo Rocha Loures (PMDB) e Tadeu Filippelli (PMDB).

Por conta da Operação Bullish, diversos funcionários do BNDES foram sofreram condução coercitiva, prática criticada dentro da instituição.

Nesta sexta-feira, 26 de maio, informei pessoalmente ao presidente Michel Temer a minha decisão de deixar a presidência do BNDES.

Em carta dirigida aos funcionários do banco, ela afirmou que o quadro dos diretores não muda e o diretor Ricardo Ramos vai assumir interinamente a presidência do banco. "Nas duas passagens que tive pelo Banco, como diretora, nos anos 90, e agora, como presidente, vivi experiências desafiadoras e de grande importância para a minha vida profissional e pessoal", disse.

O presidente da República, Michel Temer, manifesta seu profundo agradecimento a Maria Silvia Bastos Marques, que presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social de forma honesta, competente e séria por pouco mais de um ano.

Share