olemenews.com

Ciência

Apple e Nokia encerram disputa de patentes e assinam novo acordo

Share
Nokia e Apple resolvem disputa sobre patentes e assinam acordo de licença

A Apple e Nokia anunciaram nesta terça-feira um novo acordo de licença de patente, surpreendendo os investidores.

A Nokia tinha avançado em tribunal contra a Apple em 11 países, acusando a empresa da maçã de violar 40 das suas patentes, envolvendo tecnologias como ecrã, interface de utilizador, software ou antena. A empresa finlandesa passa a ser fornecedora da Apple, vendendo produtos de infraestrutura de rede e serviços. Mas, para a Nokia, as notícias foram extremamente positivas, pois decorrem de anos de negociação que precedem até mesmo o processo movido em 2016.

"Estamos contentes com a resolução dessa disputa e estamos ansiosos para expandir nossas relações de negócios com a Nokia", afirmou Jeff Williams, chefe de operações da Apple.

Por outro lado, a companhia norte-americana submeteu uma queixa na Califórnia alegando que a Nokia tinha excluído algumas das patentes do acordo firmado em 2001 entre as duas empresas, transferindo-as para terceiros e usando-as posteriormente para "extorquir" 'royalties' excessivas à Apple.

Por mais que não tenha comentado sobre esse assunto, é fato que os pagamentos de royalties e a nova parceria com a Apple terão um impacto profundo nas receitas da Nokia. Tanto que a fabricante já avisou que os reflexos da união devem aparecer nos relatórios fiscais do terceiro trimestre deste ano, quando será apresentada, também, uma atualização em sua estrutura de otimização de capital.

Share