olemenews.com

Global

Doria: "Não há possibilidade de a Cracolândia voltar"

Share
Futura Press

A cracolândia aqui acabou, não vai voltar mais. Com o planejamento de executar ações de saúde e reurbanização, Doria, falando na sede do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), disse acreditar que a área não voltará a ser um ponto frequente de venda e uso de drogas. Mandados Conforme o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, durante a operação no domingo (21) foram cumpridos 28 mandados de prisão temporária na região da Cracolândia e 10 mandados de prisão temporária foram cumpridos em outras regiões da cidade.

A demolição dos hotéis que serviam de moradia e a remoção das tendas de acolhimento e atendimento social e de saúde concretizam o desrespeito sumário aos trabalhos e aos fluxos desenvolvidos por trabalhadoras (es) das políticas públicas de saúde e assistência social. Do efetivo total, 480 homens são da Polícia Civil, e o restante da Polícia Militar que realiza o cerco da área. Disse que a ação desse domingo era apenas o primeiro passo.

O prefeito de São Paulo também disse que o projeto De Braços Abertos, da prefeitura anterior, foi finalizado. "Mas ninguém sabe o que ele fará com as pessoas daqui".

O projeto De Braços Abertos (DBA) funcionou durante a gestão do prefeito Fernando Haddad, com foco na redução de danos. Além dele, há na região o programa estadual Recomeço, que busca dependentes nas ruas a fim de levá-los para tratamento, com afastamento e abstinência, e reabilitá-los para o trabalho. Para o governador, o projeto da antiga prefeitura, que remunerava os dependentes, "acabou piorando a situação".

Futura Press
Futura Press

Como desde o início do ano ambos são comandados por correligionários do PSDB, prefeitura e Estado vêm tentando agora articular conjuntamente um programa para combater o tráfico na região, evitando que ações policiais sejam disparadas sem o conhecimento da gestão municipal, como aconteceu em episódios anteriores. A batida policial, afirmou Doria, faz parte do projeto Redenção.

As iniciativas, segundo a prefeitura, vão envolver grupos de trabalho que serão coordenados por quatro frentes.

Apesar de o prefeito capitalizar a ação na cracolândia, ela foi quase que exclusivamente desenvolvida nesta manhã pelas secretarias de Segurança e Saúde da gestão Geraldo Alckmin (PSDB). Temos de ter responsabilidade neste momento. O PSDB vai ter reunião de avaliação nos próximos dias.

"Nosso compromisso é com o Brasil, principalmente ajudar a segurar a economia e tentar empurrar as reformas, mesmo num quadro adverso", afirmou Alckmin. Estamos começando a recuperar a economia, os indicadores começando a melhorar.

Share