olemenews.com

Negócios

Ibovespa futuro sobe em movimento de ajuste após queda forte na véspera

Share
Vista da Bolsa de Valores BM&F Bovespa o principal índice da bolsa paulista

Por volta das 10h20, o dólar era cotado para venda a R$ 3,30, com queda de 2,49%,.

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) - Ibovespa - registrou alta de 1,53%, a 62,614 pontos.

A última vez que o limite de quedas foi acionado na bolsa brasileira foi em outubro de 2008, no auge da turbulência global que começou com a crise das hipotecas nos EUA.

Agentes financeiros já se preparavam para a possibilidade de circuit breaker no pregão à vista da Bovespa, que abre às 10h, com várias corretoras encaminhando a clientes as regras sobre o mecanismo de interrupção de negócios.

O conteúdo explosivo da delação do empresário Joesley Batista, do grupo JBS, comprometendo o presidente Michel Temer fez ressurgir a figura do chamado circuit breaker, mecanismo de defesa da Bolsa contra oscilações demasiadamente bruscas.

Mais cedo, o Banco Central informou que está monitorando o impacto das informações recentemente divulgadas e que "atuará para manter a plena funcionalidade dos mercados". Ontem, no primeiro dia de funcionamento do mercado financeiro depois da divulgação das delações premiadas, o índice fechou o dia com retração de 8,8%, aos 61.597 pontos. Eletrobrás ON perdeu 20,97%, Cemig PN caiu 20,43%, enquanto Banco do Brasil ON derreteu 19,91%. As ações da Petrobras perderam 11,37% (ON) e 15,76% (PN).

Reprodução/ InternetO contrato do Ibovespa para junho subia pouco mais de 1 por cento nos primeiros negócios desta sexta-feira, após o pânico da véspera que tomou conta dos mercados financeiros brasileiros diante da repercussão negativa a denúncias envolvendo o presidente Michel Temer. Vale ON e PNA subiram 0,07% e 0,39%, respectivamente, também refletindo a valorização do dólar. O dólar subiu cerca de 5,7%, chegando a R$ 3,32. Agora, passa a ver uma queda menor na taxa Selic, de apenas 75 pontos-base, o que levaria o juro básico a 10,50%. Na quinta, o Ibovespa chegou a cair 10,6%.

Os contratos de juros negociados na B3 com vencimento em janeiro de 2018 fecharam a 10,075%, ante 9% no fechamento de ontem.

Share