olemenews.com

Global

Coreia do Norte lança novo míssil em mais um teste militar

Share
Coreia do Norte celebra com cientistas lançamento de último míssil

"A Coreia do Norte disparou um míssil não identificado, a partir de um ponto perto de Pukchang, na província de Pyongan Sul", anunciou o Estado Maior Conjunto (JCS).

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico nas águas da costa leste do país no domingo (21), o segundo teste realizado em uma semana, que a Coreia do Sul disse afetar as expecativas de paz do novo governo liberal.

O teste acontece apenas uma semana depois de Pyongyang ter lançado o "Hwasong 12", um novo míssil de médio alcance que mostrou importantes avanços em relação com que o regime de Kim Jong-un desenvolva no futuro um ICBM, com ogiva nuclear que possa chegar aos Estados Unidos.

Pyongyang tem mísseis capazes de atingir a Coreia do Sul, com alcance de 500 quilômetros, e o Japão, cujo alcance vai de mil a 3 mil quilômetros.

O novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, chamou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para discutir as implicações do lançamento deste domingo. A intenção é melhorar os laços com a Coreia do Norte, mantendo, ao mesmo tempo, o mecanismo de sanções.

A informação foi dada em comunicado da Casa Branca divulgado em Riad, durante visita do presidente Donald Trump à Arábia Saudita.

O projétil, segundo o texto, era de médio alcance.

Em Tóquio, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, definiu o teste feito hoje pela Coreia do Norte como "um desafio para o mundo", que demanda esforços internacionais para resolver a atual crise militar no país de forma pacífica. Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal.

Share