olemenews.com

Nacional

Papa canonizará em outubro os primeiros mártires brasileiros

Share
Primeiros mártires brasileiros serão canonizados pelo papa Francisco em outubro

A cerimônia, presidida pelo papa Francisco, que peregrinará a Fátima em 12 e 13 de maio, ocorrerá 17 anos depois da beatificação de Francisco e Jacinta pelo papa João Paulo II.

Jacinta e Francisco Marto, os dois irmãos de apenas nove e dez anos, junto com a prima Lúcia dos Santos, tiveram visões de Nossa Senhora. Marcelo Rebelo de Sousa considerou que, para esses "muitos portugueses", a canonização de Francisco e Jacinta dará "um significado acrescido" à visita do Papa a Fátima, e referiu que constitui "o culminar de um processo que foi longo" dentro da Igreja Católica.

Segundo informações veiculadas pela Rádio Vaticano, o milagre aprovado pelo Vaticano refere-se ao caso de uma criança, na altura com seis anos, que "estava na casa do avô, a brincar com a irmãzinha, quando caiu por acidente de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com perda de material cerebral".

Os anteriores papas a estar na Cova da Iria foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

O milagre foi reconhecido no passado dia 23 de março e na passada quinta-feira foi revelado que as celebrações da canonização de Francisco e Jacinta irão decorrer em Fátima, aquando da vinda do Papa a Portugal. Após a operação, os médicos disseram à família que "caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas".

"É com um sentimento de grande alegria que recebemos a notícia de que a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto terá lugar aqui, no Santuário de Fátima, no dia 13 de Maio, na peregrinação de Sua Santidade, o Papa Francisco".

A 02 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um "parecer positivo unânime sobre o caso, como 'cura inexplicável do ponto de vista científico'".

No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos.

"Na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima", descreveu a emissora católica.

Também conhecidos como "Os Três Pastorinhos", Lúcia dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto foram três crianças portuguesas que teriam testemunhado três aparições de um anjo que se indentificara como "Anjo da Paz" ou "Anjo de Portugal".

Já tem data para o Brasil ter mais 30 santos.

Share