olemenews.com

Ciência

Erro em dados da NASA foi corrigido por um adolescente

Share
Reprodução  Flickr  Harsimrat Singh_1Mais

O aluno de uma escola de Sheffield, em Inglaterra, apercebeu-se que os sensores de radiação da Estação Espacial Internacional estavam a registar falsos dados. "A primeira coisa que pensei foi 'Bem, não podes ter energia negativa', e foi quando percebi que era um erro", contou Soloman à BBC Radio.

Miles Soloman descobriu que, nos casos de ausência de qualquer tipo de radiação, os sensores na estação espacial registavam valores negativos. Dado que não é possível haver energia negativa, Soloman contatou os membros da NASA para lhes comunicar esta falha.

RespostaPesquisadores da NASA responderam que estavam cientes do erro, mas pensaram que só estava acontecendo uma ou duas vezes por ano.

Ainda soa incrível quando o digo. Foi nesse momento que o Miles e o seu professor de Física decidiram enviar um e-mail para a NASA. A agência espacial norte-americana levou o contacto a sério e alertou a Estação Espacial Internacional. Receberam uma resposta da agência espacial, que, além de agradecer a correção, convidou o estudante para ajudar a analisar o problema na base de dados.

Não estou a tentar dizer que sou melhor do que eles porque não sou, eles são a NASA! "Quero trabalhar e aprender com eles", disse. E que "isto demonstra os valores do Projeto TimPix ao trabalhar com uma grande quantidade de dados".

" Eu tenho certeza que há coisas interessantes que os alunos podem encontrar e que os profissionais não têm tempo para analisar", acrescentou.

Share